segunda-feira, 10 de março de 2008

Casamentos, divórcios e ainda desigualdades...

Já todos nós tínhamos a ideia de que o número de divórcios, particularmente em Portugal, tem vindo a aumentar mas não tinha a ideia que fosse assim de uma forma tão dramática. Retirei estes dados do suplemento do Sol desta semana, a propósito de um estudo feito sobre a taxa de fertilidade que, como sabemos, tem vindo a reduzir-se bastante.

Divorcios_ate_2006

Em 1960, cada mulher tinha 3,1 filhos enquanto que hoje tem 1,36. Para garantir a substituição de gerações, deveriam ser assegurados 2,1 filhos/mulher .Tais números não são de admirar se tivermos também em conta o decréscimo do número de casamentos ao longo dos últimos anos e, particularmente, em 2006: cêrca de 20.000 !  Ou seja, os quase 48.000 novos casamentos foram contrabalançados com os cêrca de  68.000 desfeitos , dos quais 45.000 por óbito e 23.000 por divórcio.

Para terem uma ideia dos extremos da taxa de fertilidade (nº filhos/mulher) em termos mundiais, o Mali tem o maior valor, 7,38, enquanto que Hong Kong o menor, 0,98. Curioso ver o mapa global do planeta com o detalhe desta distribuição.

Como será toda esta evolução nos próximos 50 anos se (1) não forem criadas actuações bem sérias do governo incentivando o aumento da taxa de natalidade pelo menos ao nível da subsituição de gerações (2) não fôr assumida e vestida toda uma nova mentalidade por parte do homem relativamente à mulher, como parceiros em condições de perfeita igualdade - e não de simples e graciosos ajudantes - de todo o trabalho doméstico, criação dos filhos e ainda, não esquecendo, apoio aos familiares idosos... é que há muito que passou o tempo em que a mulher ficava em casa e o homem ia trabalhar...

Entretanto, e porque somos já o sétimo país mais envelhecido do mundo e também para não perdermos mais tempo, que tal irmos começando por dar uma ajuda e deitar já "mãos à obra"...? Pelos menos, nos ameaços... (temos que sorrir um bocadinho, não é?)

 

23 comentários:

Anónimo disse...

Na minha familia (também não somos muitos) mas é tudo divorciado. Não há ninguém junto do 1º casamento...

Não posso negar que isso afecta muito a minha ideia de monogamia...

Um Momento disse...

Hum...
Ora bem...
Deixa cá ver...
A minha familia deve ser realmente muito "antiquada"...pois apenas houve um divórcio,ou seja nem chegou a haver... pois a minha Mãe faleceu ainda era casada embora que já estivesse "separada"
Eu como sou mais "moderna" pertenço ao clube dos "divorciados", mas ainda assim houve dois "rebentos " desse casamento... verdade seja dita que não voltei a casar( e NÂO caso de novo)
Quanto a ter mais filhos... já tenho a minha "conta" , um casal... deixo a "opção" para quem ainda não tem nenhum:)))

Agora fora de brincadeiras... a vida não está fácil... e realmente a taxa de natalidade está caótica... mas também óh meu Amigo... hoje em dia as pessoas casam-se como quem muda de camisa...
Conhecem-se... daqui a dias estão a casar... ou nem se conhecem e já se amam... depois ... claro... divórcio...
( sabes que mais... falei , falei e baralhei-me toda , mas uma coisa é certa... nada como namorar nos "antigamentes":D)

Beijo sorridente... em TI!!!!

(*)

Maria Manuela disse...

Como dizia um professor meu: Meus Srs. o casamento é um negócio jurídico que não aproveita a ninguém!!!! LLLOOLLLL

Eu cá hei-de ter 80 anos e SOL no BI
beijos

Marrie disse...

Sabe o q acho?
Os tempos mudaram e os casamentos, ou melhor, os casais, não se adequaram a essa mudança. Resultado: separação.
Se todos aprendessem a "casar" todos os dias (com a mesma pessoa) e não se entregarem a um casamento q se arrasta por uma vida inteira com uma pessoa q, de certeza, não é mais a mesma da época do início da relação, esse gráfico começaria a subir novamente.
Qto a mim eu posso afirmar...... casar e manter um casamento feliz e gostoso não é fácil mas é uma das conquistas mais maravilhosas q alguém pode ter.
Assim como ter filhos........
beijinhos mil

Francisco del Mundo disse...

Ia falar sobre isto, mas sendo assim, falarei de algo diferente...:D
abraço

Anónimo disse...

Só uma correcçãozita: o que está a baixar é a taxa de natalidade, a de fertilidade é mais difícil de medir (eu não tenho filhos, mas acho que sou fértil :-))

Margarida

Shelyak disse...

Minha querida Margarida,
Primeiro, um obrigado sentido pela tua sempre e benvinda particiipação nestes devaneios que vamos tendo por aqui :)
Quanto à taxa de natalidade vs. fertilidade, pois os termos são tantos que às tantas nos baralhamos um pouco. No entanto, neste caso, a ideia que pretendo deixar passar será mesmo relativamente à taxa de fertilidade, embora a tradução tenha sido feita o inglês para o português, através do link que deixei.

Explicitando:
Taxa de natalidade: número de bébés (nados-vivos) ocorridos durante 1 ano, referido à população média desse período
Fertility rate = índice sintético de fecundidade: número de crianças que, em média, cada mulher tem durante a sua vida fecunda. 2,1 é o número que assegura a substituição de gerações.

Mas enfim, seja de uma forma ou outra, o importante é o que sabemos; de uma forma geral, todos estes indicadores estão a descer e bastante.

Beijinho que aqui deixo! :)

pecado original disse...

Sorrir um bocadinho não! Temos é que sorrir muito e aproveitar ;)
Beijo

Anónimo disse...

qual será a melhor relação? menos pessoas para partilhar a riqueza ou mais pessoas a produzir riqueza?

Jo disse...

falta-me 0,1 filho para contribuir para o aumento... bolas, foi por pouco!
;)

Importantissima esta questão do envelhecimento da população. E não vejo nada a ser feito para inverter a tendência... :(

beijo*

Anónimo disse...

OK, assim percebi.
Uma das formas de inverter a tendência é, e fala-se muito disso como "preocupação" também, com os imigrantes.
Ah, e não tens nada que agradecer as minhas vindas, eu é que tenho de agradecer que exista este espaço de reflexão.

GataHari disse...

Shelyak!! Passa pelo meu espaço para leveres o teu merecido prémio!!!!

lalisca.cs-life disse...

Olha eu sou filha de uma familia disfuncional até ao limite , valeu me a minha avò , eu faço todos os esforços para que os meus contributos para a subida da taxa de natalidade estejam bem e olha não vou contribuir mais , já chega !!
beijinhos!!

Cristina Paulo disse...

Bem...eu a minha familia não é exemplo para ninguém...sou filha única do meu pai e da minha mãe juntos. Tenho 3 meios irmãos dos casamentos anteriores. Os meus pais não são casados. Os meus irmãos são todos casados (1º casamento) os meus amigos são praticamente todos divorciados. Eu só á 4ª acertei (I Hope so!!), ele é divorciado e já tem 2 filhos. Eu tenho uma filha...mais filhos?? hmmm não sei, não me parece porque a vida está muito dificil financeiramente. Se me importava? Até gostava.
:P Um pouco confuso, não? deixa...apeteceu-me lol
Beijos meus (hj estou insuportavel lol)

@ღღ@ disse...

tem deZ a fio no meu blog lol

Um Momento disse...

Hum...
Passei a ver se por acaso alguém tinha sido papá/mamã entretanto:D

Bom dia e... beijinho:))))

(*)

O Profeta disse...

O Sol abandonou o céu
A Lua ironiza no celeste
Soltas perversas vontades
Cruzam a tua vida agreste


Convido-te a partilhar a minha visão da forma em
como a vida às vezes é perversa para algumas mulheres…


Abraço

André Mans disse...

aqui no Brasil o número de casamentos aumentou e logo os de divórcio ...

Maria José disse...

Deitar mãos à obra... pena que não ache muita piada a putos...

lalisca.cs-life disse...

Adorei a música...

ana disse...

Pois é meu querido amigo sabes que em questões de natalidade o meu contributo foi precioso!!!!! no que respeita a casamento e divórcio...hummmm,digamos que também já contribui para o aumento quer de um quer de outro,:PP

Beijo muito doce,:)*

eudesaltosaltos disse...

e normal q haja menos filhos, as pessoas casam mais tarde, estabilizam mais tarde, tomam precauçoes, estao - ou deviam estar - mais informadas. qt aos divorcios, na minha familia materna nao ha ng separado, nem tios, nem primos. na parte paterna, tenho dois tios divorciados mas cada um ja refez a sua vida. bj

Anónimo disse...

Ainda á dias falava com uma amiga sobre o que leva alguem casado ou comprometido a andar por estes sites? ela é da opinião que as pessoas não são verdadeiras e que apenas andam no engate não acreditando que pessoas casadas possam querer apenas amizade, quem terá razão??? eu ou ela???? eu acredito que não é por sermos casados que não possamos ter novos amigos,pois a amizade faz bem a todos , e porque muitos amigos e amigas vem para aqui com mentirase e outras intenções dizem que não tem amor em casa que o casamento esta mau para fazer sexo virtual (neste mesmo saite. ) muitos divorcios são culpa da net e dos saites O que dizes tu amigo